Entenda as principais características de uma das maiores áreas da indústria nacional.
Esse tipo de indústria engloba mais de 3 mil empresas que fabricam diversos produtos, incluindo água, sucos, cervejas e refrigerantes.
Então, no artigo de hoje você irá conhecer mais sobre o setor e quais são os tipos de máquinas mais adequadas para atender as necessidades desta indústria.
Empregabilidade e mercado da indústria de bebidas no Brasil:
Conforme o Perfil Setorial da Indústria, plataforma da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor de bebidas faz parte da chamada indústria de transformação.
No que lhe concerne, essa contribui com 55,4% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria brasileira.
Segundo o mesmo Perfil Setorial, mais de 120 mil pessoas trabalham no setor de bebidas em nosso país.
Um dado surpreendente e merece destaque é que devido ao tamanho do mercado consumidor, 99% das bebidas produzidas em solo nacional são voltadas para o consumo interno.
Ampla variedade de bebidas comercializadas:
A quantidade de produtos vendidos varia muito conforme a empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
A Kikkoman, por exemplo, concentra-se na fabricação de saquê (tradicional bebida alcoólica japonesa) e outros produtos fora da indústria de bebidas (como arroz e molhos).
Inovações sustentáveis e tecnologias na indústria de bebidas:
Assim como acontece com outras indústrias, as empresas de bebidas também precisam se reinventar, sempre apresentando novidades e demonstrando estar cada vez mais próximas de seu público consumidor.
Um assunto que vem ganhando cada vez mais relevância todos os anos é a sustentabilidade, um exemplo de preocupação com o meio ambiente é o da Coca-Cola.
Em setembro de 2021, a filial brasileira de uma das maiores corporações norte-americanas do mundo anunciou uma mudança importante: a água mineral Crystal tornou-se a primeira garrafa de água composta apenas por material PET-reciclável, dispensando por completo o uso de matéria-prima virgem. O objetivo é reduzir o nível de emissões de CO2 e o descarte incorreto de embalagens.
A iniciativa faz parte de uma estratégia maior: até o ano de 2030, todas as embalagens da água Crystal serão corretamente destinadas, fazendo com que a operação não gere nenhum resíduo.
Outro caso que pode ser considerado aqui é o da startup Zé Delivery, criada dentro da Ambev em 2016 pelo Fundo de Bebidas da ZX Ventures, hub de inovação e aceleração responsável por desenvolver soluções para consumidores.
Trata-se de um aplicativo que, no começo, consistia na entrega de bebidas alcoólicas na casa do cliente, sempre pelo menor preço e com a garantia de estarem geladas.
Atualmente, o Zé Delivery ampliou a gama de produtos ofertados para além das cervejas, tornando-se uma espécie de mercado virtual.
Agora, estão disponíveis para compra itens como refrigerantes, sucos, gelo, carnes para churrasco, carvão, salgadinhos, chocolates e outros.
Qual a máquina mais adequada para o setor de bebidas?
Como você acompanhou, a indústria de bebidas é importante para abastecer o mercado nacional. Mas também é extremamente necessário que haja o equipamento adequado para que a produção aconteça da melhor forma.
Pensando nisso, conheça a máquina ideal que a PÓLITAN oferece para sua produção ter a eficiência que seu negócio precisa.
Datadores:
Os Datadores da PÓLITAN possuem a tecnologia mais avançada para aumentar a qualidade e velocidade dos seus processos.
Os modelos PLT, tanto tij como inkjet são ideais para o segmento de bebida, por poderem imprimir em praticamente qualquer superfície, como, por exemplo, embalagens de:
- Leite e iogurte;
- Refrigerantes;
- Leite fermentado;
- Sucos e muito mais;
- Entre várias outras.
Disponibilizamos diversos modelos de Datadores TIJ e INKJET para todos os tipos de necessidade.
Em nosso site temos disponíveis não apenas Datadores, mas também Seladoras de Caixas, Embaladoras, Envolvedoras Stretch e muito mais. Fornecemos a máquina ideal para alavancar o crescimento o seu negócio, independentemente do tamanho da sua empresa!