A produção parada é algo que nenhuma indústria deseja que aconteça. A propósito, a produção parada consiste na interrupção do processo produtivo, por alguma razão.
Eventualmente, isso pode ter sido programado. No entanto, geralmente ocorre de forma não intencional, ocasionando uma série de problemas.
Mas quais motivos levam a produção a ficar parada? Quais são as consequências disso? Como proceder para evitar que isso aconteça? É o que será respondido adiante.
Quais são as causas que levam a uma produção parada?
A priori, uma causa que leva a uma produção parada é problema no maquinário. De fato, essa é uma das razões mais óbvias e comuns para a interrupção da linha de produção.
Afinal, se a indústria depende de máquinas e equipamentos diversos para produzir, quando ela apresenta alguma falha e deixa de funcionar, a produção cessa também.
Esses problemas nas máquinas podem acontecer por dois motivos básicos:
- Quando a máquina quebra, o que a impede por completo de funcionar;
- Quando o equipamento apresenta um mau funcionamento. Assim sendo, ele precisa receber alguns ajustes para voltar a produzir do modo adequado.
Além disso, a produção pode ficar parada por conta da ociosidade. A propósito, essa ociosidade pode ser causada por falta de operadores, pela não conformidade ao padrão de qualidade necessário, falta de material, acidente de trabalho, atrasos na etapa anterior ou posterior, movimentação no chão de fábrica ou ainda causas externas, como falta de água, energia e de demanda.
Quais são as consequências de uma produção parada?
Inegavelmente, uma produção parada pode trazer uma série de consequências negativas para o negócio. São elas:
Atraso no processo produtivo e nas entregas
Se a produção para isso obviamente atrasa toda a cadeia produtiva, todo o processo produtivo. Além disso, muito provavelmente as entregas das mercadorias para o cliente vão atrasar, o que pode deixar os clientes insatisfeitos e gerar perdas financeiras.
Gargalos na produção
Certamente que gargalos na produção podem eventualmente ocorrer. Contudo, deve-se esforçar ao máximo para evitar que isso aconteça. Quando ocorre uma interrupção na produção, o gargalo daquela fase é aumentado e provoca impactos negativos no processo como um todo.
Perda de materiais e insumos
Outra coisa que pode acontecer é a perda de material e insumos na produção no decorrer dessas paradas.
Como proceder para evitar interrupções na produção?
Para evitar quaisquer interrupções na produção, vale a pena seguir as recomendações abaixo:
Dê prioridade aos equipamentos gargalo
O equipamento gargalo é aquele que mais impacta nos resultados da produção. Ou seja, se ele parar, toda a empresa fica no prejuízo. Sendo assim, busque priorizá-lo e focar em reduzir as paradas dele.
Faça manutenções preventivas periodicamente
É fundamental organizar o dia a dia da fábrica de modo a encontrar-se tempo para efetuar manutenções preventivas em todos os equipamentos. Isso porque é nessas manutenções que se consegue encontrar potenciais situações de risco e necessidade de manutenção.
Encontrar as causas da parada e registrar esses momentos
Um elemento muito importante para é descobrir quais são as causas específicas que levaram a uma parada da máquina e registrá-la corretamente. Com isso, será possível saber melhor o que está acontecendo e definir o que deve ser feito para corrigir isso.
Sanando problemas na produção industrial
Dado que uma produção parada provoca impactos bastante negativos, nada mais justo e correto fazer um planejamento inteligente, carregado de ações de caráter corretivo, a fim de lidar com essa situação e minimizar os prejuízos.
Já pensou em adquirir máquinas que podem acelerar a sua produção?