A aquisição de equipamentos industriais pode ser uma maneira eficaz de inovar nos negócios, desde que seja feito um planejamento prévio.
Antes de mais nada é preciso refletir se o equipamento é de mesmo essencial. Por que isso? Porque se deve ter em mente que, a menos que seja reposição porque outra máquina estragou, essa compra deve resultar em aumento de faturamento ou redução de custos.
Decidida a compra, o que deve ser considerado? Respondemos a esse questionamento ao longo deste texto. Acompanhe!
O que considerar antes da aquisição de equipamentos
Como essa é uma decisão importante porque envolve investimento de capital, é preciso considerar vários fatores. Para ajudar, listamos alguns:
1. Encontrar um fornecedor com quem possa desenvolver um bom relacionamento
Esta dica pode até parecer estranha, mas pense bem: você precisa escolher um equipamento de qualidade e que atenda às necessidades de sua produção.
Assim, deve encontrar um fornecedor que lhe dê a atenção devida, assim como as informações necessárias sobre qual a melhor escolha para o seu negócio. Além disso, há o suporte para montagem e instalação, assim como a assistência para manutenções periódicas.
A dica é, nos primeiros contatos, sentir o nível de comprometimento dele com você a empresa demonstra esforço e dedicação para encontrar a solução ideal para sua produção.
2. Buscar referências
Busque referências da empresa. Pesquise, pergunte, fale com um consultor e tire todas as suas dúvidas. Peça para conhecer cases de sucesso, assim você tem a ajuda necessária para verificar se o maquinário que pretende adquirir pode solucionar seus problemas.
3. Avaliar outras opções além da compra
É essencial ter em mente que nem sempre é o momento certo para um investimento. Por isso, se deve pensar em outras opções, como financiamentos,
aluguel ou comodato das máquinas que precisa.
Para decidir sobre isso, avalie a situação de sua empresa, veja se a compra é uma possibilidade viável e, caso não seja, pesquise outras opções.
Sobre financiamento, temos um artigo que pode ajudar:
Como funciona o financiamento de máquinas e equipamentos
4. Pesquisar sobre o treinamento do operador
É também importante que se pesquise sobre o treinamento do colaborador que irá operar a nova máquina, para assim garantir que ela seja utilizada de forma adequada.
A
Pólitan Equipamentos Industriais tem um programa de treinamento que capacita os colaboradores para o manuseio e manutenção das máquinas.
5. Pesquisar sobre o fornecimento de insumos
Outro ponto importante é planejar sobre como acontecerá a compra de insumos – verificar fornecedor e demais informação necessárias.
Nossa empresa também atua nesse ramo de insumos. Então você pode ficar tranquilo em comprar, alugar ou pegar o equipamento em comodato conosco, que damos o suporte em materiais necessários ao funcionamento do equipamento.
Quando trocar um equipamento industrial?
Para que uma indústria possa operar de maneira adequada, ela precisa de várias máquinas e equipamentos industriais trabalhando. A grande questão é que, por mais eficiente que seja um dispositivo, ele ainda está sujeito à ação do tempo, o que torna a troca de equipamento necessária em que algum período.
Para saber quando é hora de trocar, você precisa avaliar o histórico do equipamento e verificar seu estado de forma geral. Se a máquina estragou, por exemplo, e você verificar que ela já foi consertada três ou quatro vezes, pode ser a hora de substituí-la.
Conforme já dissemos, a decisão de trocar uma ou mais máquinas depende de o empresário verificar as possibilidades e tomar uma decisão mais acertada. Comparar o que tem gasto com manutenções x o que pagará na máquina nova e como ocorrerá o retorno do investimento é um passo importante para essa decisão.
Você tem mais alguma dica que possamos adicionar à esta lista? Deixe aí nos comentários!
Nos vemos no próximo post!