Quem é empreendedor e empresário certamente sabe sobre a importância de investimento na aquisição de equipamentos industriais modernos e seu impacto na vantagem competitiva no mercado.
E não estamos falando apenas sobre a compra de novas máquinas, mas também sobre a manutenção e a utilização adequada, que prolonga sua vida útil.
É claro que investir na automação industrial representa um desafio, sobretudo em épocas não tão propícias, como tivemos recentemente com a pandemia — e que ainda aguardamos a reação do mercado, uma vez que a pandemia ainda não acabou.
Falamos especificamente nesse desafio porque afetou economicamente milhares de empresas. No entanto, o empresário brasileiro enfrenta outros tipos de desafios, como alta tributação, forte concorrência dependendo de seu segmento, dentre outros.
Apesar disso, é crucial que ele mantenha a vantagem competitiva e que esteja sempre preparado para enfrentar a concorrência. Para isso, há soluções, conforme veremos a seguir.
Aquisição de equipamentos industriais: soluções
O que fazer quando a aquisição de equipamentos industriais esbarra na falta de capital para investimento?
Bem, sabemos que nem sempre o empreendedor tem determinada quantia para investir na automação de seus processos ou na melhoria de maquinário.
No entanto, existem soluções que ajudam quando a aquisição de equipamentos industriais for necessária. Abaixo citamos as principais soluções.
Financiamento
Existem linhas de crédito especialmente para que seja possível promover melhorias em maquinários. O financiamento é viável principalmente quando se tem uma parte do investimento e é preciso financiar outra parte do valor da máquina. Algumas linhas de crédito preveem o financiamento integral do bem.
Uma das vantagens é o período de carência, em que se pode utilizar o bem, melhorar a produção e só depois de determinado número de meses, começar a pagar pelo empréstimo. A desvantagem é que às vezes o juro é alto e, quando chegar a hora de começar a pagar, se tornará oneroso à empresa.
Aluguel
Outra forma de aquisição de equipamentos industriais é alugando. No aluguel é pago um valor fixo mensal, com direito a visitas técnicas mensais ou trimestrais. A vantagem é que o valor do investimento mensal na locação é acessível, além de não haver para a empresa desvalorização e depreciação de um bem.
Comodato
O compromisso no comodato é um consumo mínimo mensal de insumos. É como se fosse um empréstimo do equipamento com o acordo de que X valor deve ser adquirido em consumo de embalagem ou consumíveis do equipamento.
Também neste caso a manutenção do/s equipamento/s é por conta da empresa cedente.
Tanto no aluguel quanto no comodato, as vantagens principais são:
- não ter desembolso para aquisição do equipamento;
- sem custo de manutenção preventiva ou corretiva;
- melhor desempenho da linha de produção devido a redução das paradas de máquina, pois a manutenção sempre está em dia e tem acompanhamento constante;
- sem gastos não previstos com manutenção;
- no caso do aluguel as empresa que estão na modalidade de lucro real abatem parte desse valor no imposto a ser pago.
Como você pode ver, sempre há uma solução.
Para ajudar um pouco mais, selecionamos um trilha de conteúdos sobre esses assuntos:
Esperamos que goste e que nossas dicas sobre aquisição de equipamentos industriais sejam úteis para você!
Sugestão ou comentários? Estamos abertos a uma troca de ideias!
Quer falar com um de nossos especialistas? Podemos ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o seu negócio.
Até o próximo post!