Já sabe o que precisa?
Faça uma busca pelo insumo ou equipamento:

5 erros comuns relacionados a equipamentos: como evitá-los

Quais os erros comuns relacionados a equipamentos? Será que é só falta de manutenção ou há outros que impactam nos resultados do fluxo de produção?

Neste artigo vamos pontuar alguns deles e reforçar que os erros podem custar caro e permanecer por longo tempo, causando prejuízos para os negócios.

Aqui estão cinco erros comuns e, mais importante, o que você pode fazer para evitá-los.

1. Comprar equipamentos sem considerar as metas e estratégias de longo prazo da empresa

Comprar novos equipamentos e máquinas — ou mesmo reformar ou atualizá-las — é uma ação que visa atingir as metas e objetivos da organização e melhorar o desempenho dos processos.

No entanto, um dos erros comuns relacionados a equipamentos é não pensar e planejar o futuro. Isso significa não pensar na depreciação, no tempo de vida útil e em como isso vai afetando a produtividade com o passar do tempo. 

É necessário que se pense em vários fatores, como:

  • os requisitos atuais da produção atual e se serão planejadas mudanças em um futuro próximo;
  • se há planos de expansão do negócio;
  • se as máquinas e equipamentos já estão na metade de sua vida útil etc. 

Você certamente não quer gerir uma linha de produção que tenha gargalos que tornem os processos menos ágeis e improdutivos, não é mesmo?

Sendo assim, você tem que comprar máquinas e equipamentos que atendam às suas necessidades e que tenha a certeza de que por muitos anos elas atenderão as demandas da fábrica e proporcionarão o crescimento da empresa. 

Os tomadores de decisão devem saber que se hoje você propõe um investimento significativo em novas máquinas é porque isso poupará muitos problemas no futuro. 

2. Comprar equipamentos sem pensar em seu ciclo de vida

Ao pesquisar e orçar máquinas, você deve ter a certeza de que a empresa oferece também um bom suporte. 

Para isso, fique atento e se informe sobre os seguintes pontos:

  • a empresa oferece uma linha direta para assistência técnica?
  • a assistência técnica atende 24 horas?
  • a empresa pode treinar sua equipe de operação e manutenção?
  • se for preciso, eles podem se conectar remotamente para solucionar problemas de seu equipamento?
  • a empresa oferece um bom plano de manutenção preventiva?

Tenha em mente que o ciclo de vida da sua máquina depende de muitos fatores, um deles é o seu comprometimento em criar um sistema de manutenção e outro é ter um bom suporte do fornecedor do equipamento. 

Sempre indique e compre de uma empresa que tenha uma equipe grande de especialistas qualificados. 

Não ter esse tipo de preocupação é um dos piores erros que você pode cometer. É claro que depende também de outras pessoas, mas você, como gestor deve priorizar isso. 

E mesmo que a decisão de compra não seja de sua competência, você deve repassar isso aos encarregados da aquisição. 

3. Fornecer treinamento insuficiente

Parte da vida útil de um equipamento se deve ao manuseio correto. Quando operadores são bem treinados, sabem utilizar de forma correta e aprendem a conhecer o equipamento. Assim, conseguem identificar quando algo não está funcionando bem e precisa de manutenção ou reparo. 

No entanto, quando o treinamento é falho ou insuficiente, o operador vai trabalhar de forma errada e, além de comprometer os processos, pode fazer algo que cause alguma falha no equipamento.

Dessa forma, não ter o treinamento adequado é um dos erros comuns relacionados a equipamentos, mas que pode ser evitado. 

4. Poupar na manutenção preventiva

Cuidar bem do seu equipamento ajudará a mantê-lo em boas condições de funcionamento, prolongando sua vida útil e evitando paralisações. Aqui estão algumas práticas importantes de manutenção preventiva:

  • Mantenha sempre o seu equipamento limpo.
  • Atenha-se ao seu cronograma de manutenção preventiva.
  • Peça aos seus principais mecânicos para descrever procedimentos detalhados de inspeção e manutenção.
  • Realize inspeções diárias, semanais e mensais. Por exemplo, o operador poderia fazer uma verificação rápida no início de cada turno e a equipe de manutenção poderia fazer uma inspeção completa nas manhãs de segunda-feira.
  • Acompanhe o trabalho realizado durante a manutenção preventiva e reativa. Você pode usar esses dados para identificar as causas dos problemas e adaptar seu programa de manutenção de acordo.

Para saber mais sobre aquisição de máquinas, treinamento de equipe e assistência técnica, , marque uma conversa com um de nossos especialistas.

Juntos encontraremos a solução que você precisa, que atenda às necessidades de sua linha de produção e sua gestão de manutenção. Entre em contato conosco agora!

Produtos Relacionados:

Cadastre-se e receba nossas notícias!

Siga-nos nas redes sociais!

Últimos artigos

Entre em contato conosco!

Fique tranquilo(a) que o nosso contato é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.
contato!