Já sabe o que precisa?
Faça uma busca pelo insumo ou equipamento:

Como escolher um datador para sua linha de produção?

Como saber qual tipo de datador é a melhor escolha para a sua linha de produção?

O que considerar, quais características devem ser observadas? Onde comprar o datador que você precisa?

Essas e outras dúvidas são respondidas no artigo de hoje.

Tipos de datador e suas especificações: vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre esses equipamentos.  As indústrias de alimentação, cosmético, medicamentos, têxteis e muitas outras têm que dar informações sobre seus produtos: data de fabricação, validade (se houver), número do lote etc.

Para essa finalidade, existem os datadores. São esses equipamentos, similares a impressoras, que registram essas informações nas embalagens. Antes de mais nada, é importante frisar que não só as grandes indústrias precisam dessas ferramentas.

Do mesmo modo, quem trabalha com pequenas produções também, e até mesmo quem tem produções caseiras, como de bolo em pote, pães, alimentos congelados e outros. Dessa forma, para cada caso, há um tipo de datador — dependendo da necessidade e do tamanho do negócio.  Quer saber mais sobre os tipos de datadores? Continue sua leitura!

Quais tipos de datador que existem?

Conheça os três tipos de datadores existentes. Em cada tipo há alguns modelos, caso na hora da compra haja alguma dúvida, um especialista pode ajudá-lo a optar pelo melhor modelo de acordo com as necessidades do seu negócio.

Datador automático

O datador pode estar incluído de forma automática na linha de produção. Isso quer dizer que não será necessária esforço humano para posicionar o equipamento no local correto: a própria linha de produção já prevê esse movimento.  Nesses casos, usa-se um modelo automático. Esse modelo pode ser à base de tinta ou a laser. Esse equipamento normalmente conta também com um monitor e funciona à base de comandos que permitem estabelecer a posição exata na qual a impressão da data será realizada. Assim, ela pode ser feita:

  • na tampa da embalagem;
  • no rótulo (no meio ou nas extremidades);
  • na base da embalagem;
  • na caixa; 
  • nas dobras do papel de embrulho.

Este tipo de datador é bastante eficiente e a impressão sai exatamente no ponto indicado. 

Datador manual

O datador manual já diz como funciona. É preciso que uma pessoa posicione a embalagem na posição correta para a impressão, assim a impressora pressiona exatamente o local onde precisam constar as informações.  As vantagens deste datador são: o funcionamento mais simples e o valor mais acessível. Exatamente por isso ele é indicado para casos em que não há produção em grande escala. 

Datador a laser

O datador a laser é uma opção que garante mais qualidade às impressões de informações nos mais diversos tipos de embalagem.  Enquanto os equipamentos a tinta, apesar de eficientes, têm suas desvantagens — a principal é uma impressão não tão boa e com chances de a tinta borrar após ser impressa, o a laser não dá margem a esse tipo de problema.  

Se você precisa de mais informações sobre datadores, suas aplicações, tipos e modelos, entre em contato com a Pólitan Equipamentos Industriais e converse com um especialista. Além de ele tirar todas as suas dúvidas, ainda indica o melhor equipamento para o seu tipo de negócio.  Comente e compartilhe nosso artigo. Nos vemos na próxima semana!

Produtos Relacionados:

Cadastre-se e receba nossas notícias!

Siga-nos nas redes sociais!

Últimos artigos

Entre em contato conosco!

Fique tranquilo(a) que o nosso contato é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.
contato!