A gestão da manutenção industrial, como o nome sugere, diz respeito à administração de todos os processos de manutenção de máquinas de produção das indústrias, a fim de garantir mais segurança no ambiente de trabalho.
Logo, inclui todos os processos que envolvem manutenções, consertos e até mesmo substituição de máquinas e equipamentos. A seguir, vamos explicar as vantagens que essa gestão pode oferecer para a indústria como um todo. Boa leitura!
Quais as principais vantagens da gestão de manutenção industrial?
Além de garantir a vida útil das máquinas e equipamentos, a gestão de manutenção industrial pode oferecer diversos benefícios para a empresa. Veja 3 exemplos!
Organização
Com a gestão da manutenção bem planejada, a indústria segue um fluxo de trabalho estável, evitando interrupções por imprevistos que possam interferir no resultado da produção.
Além disso, o gestor define quais são os melhores dias e horários para as paradas de máquinas para a manutenção. Assim, é possível fazer com que todos os processos funcionem de forma organizada e com mais eficiência.
Custos sob controle
Com um planejamento detalhado, o gestor pode fazer previsões de custos para manutenções, mantendo as contas sobre controle e evitando gastos inesperados. Com isso, o setor financeiro não é impactado com gastos não contabilizados com antecedência.
Conformidade com normas e regulamentos
Uma boa gestão de manutenção industrial leva em consideração todos os fatores que beneficiam a empresa, incluindo as normas e regulamentos.
As normas de segurança do trabalho, como a NR-12 e NR-10, dizem respeito ao dia a dia do uso e manutenção de máquinas e equipamentos, já que a saúde e bem-estar do trabalhador são essenciais.
Sendo assim, investir o máximo de recursos para cumprir as normas e manter o certificado de qualidade da indústria é fundamental.
Nesse contexto, a Pólitan Equipamentos pode auxiliar com o tema de manutenção, incluindo a adequação à conformidade com normas e regulamentos, auxílio com a manutenção corretiva e a manutenção preventiva para evitar a parada inesperada das máquinas.
Como melhorar o gerenciamento da manutenção na indústria?
Um bom gestor está sempre procurando dicas, metodologias e estratégias para melhorar o funcionamento da indústria como um todo. Por isso, separamos 4 passos importantes para auxiliar na melhora da gestão da manutenção industrial.
Planejamento
Assim como outros setores e tarefas, a gestão da manutenção industrial pode ser vista como um projeto dentro da empresa. Logo, é preciso planejamento e controle constante de todos os passos, a fim de garantir que tudo ocorra dentro do planejado.
Nessa etapa, é importante avaliar quais máquinas devem ser inspecionadas. Também é necessário definir quem serão os responsáveis por cada função e o prazo em que a manutenção deve ser realizada.
Além disso, é preciso considerar quais insumos são necessários para as operações de manutenção e qual será a rotina e cronograma de ação.
Controle de custos
A gestão da manutenção industrial deve ter em vista o planejamento anual ou semestral de investimentos. Contudo, um bom gestor também considera gastos com recursos adicionais, para eventuais necessidades. Assim, fica mais fácil controlar os custos e não ter nenhuma surpresa desagradável.
Para que o planejamento seja eficiente, o gestor deve acompanhar históricos e relatórios completos dos últimos períodos. Com esses dados em mãos, ficará mais fácil projetar os custos dos próximos meses.
Assim, a empresa se programa para fazer o uso correto dos recursos, sem interferir no andamento da produção.
Monitoramento
Assim como qualquer setor da indústria, a gestão da manutenção exige monitoramento constante. Isso significa supervisionar, controlar e acompanhar o andamento das atividades, máquinas e processos.
O monitoramento de uma máquina permite verificar dados que podem indicar falhas no funcionamento que podem prejudicar a produção. Com isso, torna-se mais fácil prevenir riscos de segurança no trabalho.
Controle de insumos
Quando o gestor faz o planejamento, deve prever a compra de peças, lubrificantes, ferramentas e outros insumos para manutenção. Com o estoque em dia, fica mais fácil organizar os serviços para que não interfiram no andamento da produção.
O controle de insumos deve ser feito de forma constante, para que a equipe tenha em mãos todos os materiais e informações necessárias para realização da manutenção.
Automação industrial para gestão de manutenção
Com a automação industrial é possível contar com a tecnologia para acelerar os processos e torná-los mais inteligentes.
Para isso, é possível manter os equipamentos conectados através de uma rede de dispositivos IoT, fazendo com que todos se comuniquem através da internet. Com isso, a dinâmica da produção se torna muito mais eficaz e dinâmica.
A automação industrial permite a criação de uma estratégia de monitoramento muito mais abrangente, já que garante a captação total de dados.
Aliás, por ser uma área que interpreta uma grande quantidade de informações, é fundamental contar com ferramentas que minimizem erros no cenário de manutenção.
Além disso, é possível contar com software de análise de falhas. Essa estratégia procura a eliminação de recorrência de problemas e entendimento de suas causas. Com isso, a manutenção torna-se mais precisa e abrangente.
Conte com a Pólitan para fazer uma gestão de manutenção eficiente
Há mais de 01 década no mercado, a Pólitan Equipamentos Industriais pode auxiliar na manutenção eficiente da indústria.
Dentre os serviços oferecidos, podemos citar: adequação à conformidade com normas e regulamentos, auxílio com a manutenção corretiva e/ou manutenção preditiva
Acesse o nosso site e saiba mais!