A locação de equipamentos industriais é uma solução bastante viável para empresas que precisam modernizar seu maquinário, mas que não estão em um momento viável para investir.
Independentemente de ser um momento de crise econômica ou não, a locação é uma opção. Mesmo em cenários favoráveis à economia, as empresas enfrentam suas situações próprias e específicas que nem sempre torna possível um investimento.
No entanto, mesmo precisando adquirir ou renovar um equipamento, a dúvida sobre a locação sempre surge. Por isso, fizemos um apanhado de informações que pode ajudar nessa tomada de decisão. Continue a leitura!
Locação de equipamentos industriais: vantajosa ou não?
Quando se trata de negócios é preciso que todos os aspectos de uma decisão sejam avaliados.
Dessa forma, se a empresa está precisando ter em sua produção determinada máquina ou se precisa repor um equipamento que está obsoleto, ela precisará adquirir ou alugar esse item. Afinal, a produção não pode parar nem diminuir.
O que o responsável deve fazer então? Dentre outras práticas que ajudem na tomada de decisão, uma lista de vantagens e desvantagens.
Quer ver?
As desvantagens de alugar equipamentos industriais
- Custos mais altos: quando se adquire um bem para o negócio se está fazendo um investimento, é claro. No entanto, a aquisição desse bem traz os custos de compra, dentre eles:
- depreciação: apesar de não ser algo tangível, a contabilidade considera que há um custo mensal/anual. Conforme o tempo passa e o equipamento sofre desgaste, ele desvaloriza, e esse valor é contabilizado e pesa no fechamento fiscal;
- custos de manutenção: avaliações periódicas ou manutenção preditiva ou preventiva serão necessárias para garantir o bom funcionamento do equipamento. Isso tem custo. Mesmo que a empresa opte por deixar a máquina operar e fazer somente a manutenção corretiva, há custos envolvidos e, em muitos casos, bastante altos.
As vantagens de alugar equipamentos industriais
As vantagens aparecem como um contraponto ao que vimos acima. A primeira vantagem é que o alto custo de aquisição não acontece.
Como segunda vantagem, considere que os custos de depreciação não entrarão na contabilidade de sua empresa.
Terceira vantagem: a manutenção é por conta da empresa que está disponibilizando o equipamento para locação. Ou seja, a máquina terá manutenções preventivas, com grandes chances de não parar a produção por causa de problemas de mau funcionamento.
Caso seja preciso determinado equipamento para um projeto específico, nem precisamos dizer que a locação é a melhor opção, não é mesmo?
Além disso, seja qual for a decisão, a empresa terá o equipamento que precisa. Só resta decidir sobre a melhor forma de fazer isso. Caso você queira mais informações sobre a locação de equipamentos industriais, entre em contato com um de nossos especialistas e descubra quais os equipamentos disponíveis que a Pólitan tem para essa finalidade e quais as condições para essa contratação.