Há duas razões diretas para se entender a importância da manutenção de equipamentos: o controle de gastos e o estímulo à produção.
É sabido que que orçamento e produtividade são preocupações que estão sempre na pauta de gestores. Por isso, manutenções geralmente não entram como prioridade — aqui falamos de manutenção preditiva ou preventiva.
No entanto, deixar para fazer somente a manutenção corretiva pode ser um grande erro, sobretudo quando se quer controlar gastos e estimular a produção.
Para entender melhor sobre o assunto, continue sua leitura.
Manutenção de equipamentos: economia e mais produtividade
Quando se trata de planejar estrategicamente as ações da empresa, uma das direções é a economia — de recursos, insumos etc.
No entanto, a economia também está refletida no desempenho dos equipamentos. Se melhores conservados, podem ser explorados ao máximo. Dessa forma, se consegue estabelecer metas para escalar a produção e aumentar os lucros.
As empresas têm descoberto e considerado isso, e começado a investir em manutenções prévias (preditiva ou preventiva). Assim, têm apostado em ter um programa mais efetivo de manutenção, com a preditiva ou preventiva.
Com esse programa e antecipando a correção de possíveis problemas, as empresas ganham vantagens como:
Aumento da vida útil dos equipamentos
Ao inspecionar e monitorar de forma constante o funcionamento das máquinas, é possível agir de forma a aplicar a manutenção do equipamento evitando a quebra.
Além de representar grande economia, a manutenção preditiva ou a preventiva conservam o bom funcionamento das máquinas, elevando seu potencial produtivo ao máximo e ampliando seu prazo de vida útil.
Estímulo à produtividade
Uma vez que as máquinas trabalham no seu auge a maior parte do tempo, é possível estabelecer rotinas de trabalho que privilegiem mais a produção sem se preocupar com eventuais quebras.
Efetuar consertos de ocasião também faz parte do processo, mas se prevenir quanto a quebras a partir de uma rotina de inspeção, manutenção e cuidados é o melhor investimento!
Mais segurança no dia a dia do trabalho
Além do fato de que manutenção gera lucro, no aspecto financeiro que tange tanto o maior volume de produção quanto à troca ou reposição de peças, a manutenção preditiva gera também maior segurança no trabalho.
A lida diária no ambiente industrial envolve uma série de riscos ligados à manipulação das máquinas. E eventualmente quebras ou falhas em engrenagens podem custar o bem-estar e a saúde de funcionários e colaboradores.
Mais um motivo para investir em uma rotina de manutenção preditiva, já que além de atentar contra a saúde do trabalhador, qualquer acidente no ambiente de trabalho pode resultar em perdas graves em termos humanos, financeiros e de reputação. Mais segurança, de equipamentos e de pessoas é mais uma prova de que manutenção gera lucro.