Você certamente já deve ter ouvido o termo transformação digital ou lido sobre. Qual pensamento lhe ocorreu? De empresas cheias de computadores, desenvolvendo seus processos administrativos?
Talvez tenha sido isso ou outro pensamento bem específico sobre algum ambiente totalmente automatizado. Acertei?
Bem, o conceito de transformação digital é bem mais amplo e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue com a leitura!
O que é transformação digital?
Transformação digital é a fusão dos mundos digital e físico, muitas vezes incorporando também o meio biológico. Trata-se de um dos processos resultantes da
Indústria 4.0 e não está relacionada apenas à adoção de novas tecnologias em nosso dia a dia.
A transformação digital está promovendo transformações significativas nos aspectos organizacionais, culturais, comportamentais e nas estruturas socioeconômicas. Dessa forma, você pode de perguntar “Qual o impacto em meu negócio?”. Vamos refletir sobre isso?
Novos modelos de negócios
Praticamente já adotamos algumas práticas e conceitos da transformação digital. O novo comportamento de compra dos consumidores, por exemplo, levou empresas a apostarem em novas abordagens. Hoje a interação entre empresas e consumidores é bem diferente do que há alguns anos. O cliente tem acesso mais fácil ao atendimento, além de vários tipos de canais, e atendimento mais personalizado.
O marketing de conteúdo, uma das ferramentas do marketing digital leva diariamente informações essenciais para que o cliente conheça melhor os produtos e serviços que pretende adquirir. Além disso, uma das premissas da era 4.0 nos setores produtivos é de que os produtos e serviços cheguem cada vez mais personalizados ao consumidor.
Esse, dentre vários outros diferenciais, passa a ser um dos fatores competitivos de um negócio. Para isso as empresas trabalham com as diversas ferramentas disponíveis e que lhes dá informações mais precisas sobre o comportamento do consumido, como o Big Data.
Além disso, não medem esforços e trabalho para se manterem no mercado e, principalmente, para manterem sua marca visível no mercado e para satisfazerem seus clientes.
Esse é apenas um exemplo de como a transformação digital impacta nos negócios. O que empresários, empreendedores, administradores e gestores devem entender é que compreender as mudanças de mercados e clientes é fundamental para entender a importância da transformação digital.
Tendências em transformação digital nas indústrias
Cloud computing
Armazenamento em nuvem, em tradução livre. Trata-se do armazenamento, gestão e compartilhamentos de dados em provedores contratados pela empresa, ou seja, na nuvem. As empresas não têm arquivos em sua máquina, e sim nesse servidor remoto. As vantagens são mais velocidade nas máquinas, mais segurança dos dados, redução de gastos com hardwares especializados e acesso aos dados de qualquer lugar.
Robôs
Ou Bots, como também são chamados. Essas máquinas estão cada vez mais precisas e têm substituído trabalhadores em funções identificadas como de risco. Na saúde, os bots conseguem alcançar lugares em que a mão dos cirurgiões não alcança. Nas indústrias já há bastante tempo ocuparam lugares em que havia tarefa repetitiva, por exemplo. Em proporções menores, mas não menos importantes, assumem lugar no relacionamento com o cliente, no atendimento.
Inteligência artificial
Também chamada de IA ou AI (sigla do inglês, Artificial Intelligence) é o conjunto de tecnologias que possibilitam que as máquinas aprendam, compreendam determinadas coisas e que ajam por conta própria. Os bots de atendimento ao cliente, exemplo que demos acima, são um exemplo.
Machine learning
Trata-se de máquinas que, por meio de regras e procedimentos, conseguem tomar decisões por sua conta. Softwares de machine learning são projetados para assimilar dados e evoluir por meio das informações que coletam.
Internet das Coisas
Ou IoT (também do inglês, Internet of Things). Trata-se de sistemas inteligentes conectados que permitem a comunicação entre pessoas, processos e coisas. A Internet das Coisas engloba inteligência artificial, machine learning, computação e nuvem e todos elementos possibilitam a interligação entre sistemas.
Esses são alguns componentes ligados à transformação digital, causada pela Indústria 4.0. Você pode se perguntar o que eles têm a ver com as indústrias. Bem, somente TUDO.
Aguarda-se (e tudo se encaminha) para um futuro em quem teremos fábricas inteligentes, com máquinas se comunicando entre si e tomando decisões nos processos fabris, mesmo que não estejam no mesmo espaço físico. O mesmo acontecerá com pessoas, que podem verificar a produção em um planta sem que esteja presente no local.
Disso, se espera reduzir custos de produção, evitar desperdícios, ter processos mais eficientes e aumentar a satisfação dos clientes.
Sabe por onde tudo isso começa? Pela
automação industrial. Apesar de todas essas novidades tecnológicas, nossa industria ainda anda a passos lentos.
Por isso, se você ainda não tem seus processos automatizados, entre em contato com a
Pólitan Equipamentos Industriais e veja as soluções que temos, em equipamentos e insumos, para o seu negócio.
Compartilhe e comente! Nos vemos no próximo post!