A automação industrial pode ser definida como uma série de tecnologias que utilizam sistemas e dispositivos de controle, como robótica e softwares, para automatizar processos e equipamentos industriais, sem a necessidade de intervenção humana.
Ela, a automação, reduz custos, diminui o tempo de produção, melhora a produtividade, além de eliminar a possibilidade de erro humano na indústria.
Neste artigo vamos explicar sobre a automação industrial e pode melhorar os resultados operacionais da sua empresa.
Contudo, inicialmente precisamos entender que automação, de forma resumida, é realizada através de sistemas mecânicos, robotizados ou computadorizados que controlam as funções ou mecanismos de um processo para automatizá-lo. Aqui na Pólitan Equipamentos desenvolvemos soluções em automações que abrangem desde processos semiautomáticos à processos 100% automatizados.
Nos últimos anos o termo automação vem sendo utilizado para se referir a computadores e máquinas que facilitam a troca de informações e acesso a dados, porém ele também pode ser aplicado em tarefas humanas, quando realizadas de forma contínua e repetitiva.
O principal objetivo da automação industrial é aumentar a produtividade das fábricas e reduzir os custos.
Para dizer que uma fábrica é inteligente, é preciso que ela faça uso de uma série de tecnologias a seu favor, como:
• internet das coisas;
• sistemas Cyber-físicos;
• automação e controle;
• banco de dados por nuvem;
• monitoramento de ativos.
O aspecto mais característico desse tipo de indústria é a interconectividade total da operação. Isso quer dizer que os equipamentos se comunicam entre si, garantindo grande velocidade e capacidade na troca de informações entre eles e a central.