A automação industrial é a melhoria dos processos industriais através do uso de tecnologias para substituir trabalhos manuais por tarefas mecânicas.
Contudo, isso não significa que as máquinas irão roubar o trabalho das pessoas.
O mundo está em constante evolução e, à medida que alguns empregos deixam de existir, outros, alinhados com a necessidade atual do mercado, surgem.
Então, um dos objetivos da automação industrial é garantir mais autonomia para máquinas e equipamentos e reduzir trabalhos humanos que são repetitivos e manuais nas operações de uma empresa.
Atualmente, devido aos avanços tecnológicos, a automação é fundamental para indústrias que querem se manter competitivas no mercado.
Podemos dizer que a automação integra 3 áreas distintas:
• eletrônica;
• mecânica;
tecnologia da informação (TI).
Para desenvolver e programar um projeto de automação na sua indústria, com redes industriais e sistemas de controle, é preciso ter auxílio de especialistas na área.
Objetivos da automação industrial
Seu objetivo principal é garantir melhores resultados para as indústrias, através da otimização de processos produtivos e redução de custos.
Além disso, também podemos citar:
• Aumento da produção industrial, através de uma maior capacidade produtiva;
• Maior segurança no trabalho (tarefas de alto risco de execução não são mais realizadas por pessoas);
• Melhora da disponibilidade de equipamentos, como redutores e motoredutores;
• Realiza tarefas difíceis de serem realizadas por pessoas;
• Simplifica processos de manutenção de equipamentos industriais;
• Garante maior precisão na realização das tarefas operacionais, minimizando possíveis erros por cansaço ou desatenção humana;
• Aumenta a eficiência dos processos;
• Reduz o consumo de energia da operação;
• Diminui a emissão de resíduos;
• Reduz custos;
• Garante maior integração e desenvolvimento de sistemas;
• Dentre outros.
Vantagens e benefícios da automação industrial
Automação industrial permite o desenvolvimento de produtos mais eficientes e qualificados, uma vez que os equipamentos falham menos e mantêm níveis mais elevados de produção.
Outro grande benefício é que os processos industriais se tornam mais flexíveis, garantindo maior precisão e mais segurança técnica em tarefas que são perigosas e insalubres.
Abaixo citamos mais algumas vantagens da automação industrial.
Monitoramento otimizado
Através dos sensores utilizados no chão de fábrica, dados são coletados e enviados para o software.
Esse sistema, por sua vez, filtra as informações e as apresenta de forma intuitiva para os gestores, que podem utilizá-las para gerar insights e tomar melhores decisões.
Virtualização da operação – Gêmeos digitais
Softwares especializados já conseguem gerar uma cópia da empresa no ambiente digital. Vale ressaltar que o gêmeo digital é tão similar à empresa real que os testes, simulações e resultados gerados por ele são muito parecidos com o que seriam apresentados pela fábrica real.
Tal tecnologia possibilita que o projeto de indústrias fique mais eficiente e tem a capacidade de prevenir futuros prejuízos para a empresa, pois erros e possíveis riscos são identificados facilmente ainda nesta fase do processo.
Descentralização de decisões
Por melhor que sejam os gestores, podemos nos deparar com situações complexas em uma indústria, na qual o tempo disponível para estudar as informações disponíveis não é o bastante para tomar boas decisões.
Através de um sistema de automação industrial que combina sensores e inteligência artificial, porém, o software é capaz de monitorar a operação da empresa em tempo real.
Isso permite que, por meio da avaliação dos indicadores, se tomem decisões previamente definidas, como por exemplo pedir a manutenção de um maquinário automaticamente, quando os sensores apontarem que seja necessário.
Dessa forma, os gestores podem focar na parte estratégica do negócio.
Redução de erros
Da mesma forma, os funcionários também podem ter sua eficiência reduzida devido a limitação por fatores físicos.
Mais uma vez a automação soluciona o problema, por ter integração entre softwares modernos e sensores que possibilitam que o equipamento trabalhe de forma autônoma, de acordo com as orientações previamente programadas.
Os sensores ficam responsáveis por coletar e enviar informações para o software sobre o estado do maquinário em questão, o que embasa a operação do sistema.
Fica sob responsabilidade do funcionário monitorar o software, para assegurar que tudo está funcionando de acordo com os critérios pré-estabelecidos.
Integração de operações
Quanto mais as indústrias e empresas aderem ao conceito de indústria 4.0, mais eficiente a comunicação entre as empresas se torna, porque começa a ser realizada através de sistemas especializados.
Dessa forma, as negociações se tornam mais baratas e rápidas, pois existe uma integração entre a empresa, clientes e fornecedores.
É o caso em que ao detectar que um certo insumo está em falta no estoque, o sistema da indústria é capaz de entrar em contato com o sistema do fornecedor e comprar os insumos necessários.
Da mesma forma, o sistema da empresa pode se comunicar com os softwares dos clientes, assegurando que o estoque esteja sempre em dia.