Desperdício de alimentos pode acontecer em diferentes etapas da produção
Por definição, a perda ou o desperdício de alimento acontece quando qualquer produto – seja um grão de soja, uma fatia de pão ou até mesmo um suco de laranja – é perdido antes de ser ingerido por uma pessoa.
Examinando especialmente a parte da cadeia alimentar que está relacionada ao armazenamento e ao transporte, o prejuízo pode representar 17% da produção global de alimentos. Isso porque, quando transportados ou armazenados, os grãos ficam expostos a micróbios e insetos que encontram o ambiente ideal para crescerem.
Onde está o desperdício de alimentos no Brasil?
Vale lembrar que não podemos somente pensar no alimento em si, mas em toda a linha de produção dele que também foi, de uma certa maneira, perdida, pois houve consumo de água, de energia, de trabalho humano. De acordo com Alcione Silva, do “Save Food Brasil”, somente na América Latina, as 127 milhões de toneladas desperdiçadas por ano poderiam alimentar 36 milhões de pessoas.
A sensibilização sobre o desperdício de alimentos não só interfere no meio ambiente, mas também em toda a sociedade, inclusive no nosso bolso, pois esse desperdício também é cobrado no preço final do alimento.