Você sabe por que investir na automação na indústria?
O objetivo de qualquer empresa é atingir e entregar bons resultados no menor espaço de tempo possível. Isso é um grande diferencial e pode ser decisivo para a empresa garantir vantagem competitiva.
Uma das formas de alcançar esse objetivo é por meio da automação. No segmento industrial, por exemplo, faz toda a diferença ter processos mais ágeis e otimização de tempo, de mão de obra e evitar o retrabalho, muitas vezes necessário por causa de falha humana.
Por isso, é necessário entender como a produtividade aumenta com a automação sem que atrapalhe a qualidade de produção.
E de que forma a automação pode ajudar na produtividade? Elaboramos este artigo com o objetivo de falar sobre esse tema. Acompanhe!
O que é automação na indústria?
A automação na indústria é o processo de substituição do trabalho humano pelo de máquinas inteligentes.
É importante para a produção, pois se trata de otimizar processos e facilitar atividades rotineiras, e, dessa forma, proporcionar um trabalho rápido e padronizado. O resultado é um aumento na produtividade, na produção e nos lucros, além de redução de tempo e de custos.
Por que automatizar a produção?
A automação na indústria promove diversos benefícios, conforme já vimos. Ter os processos automatizados no cenário industrial significa desenvolver atividades de baixo custo, em larga escala e em segurança.
Como saber que é o momento de automatizar? Ou que é preciso?
Bem, é fácil saber disso. Pense em quantos processos a empresa desenvolve e o quão repetitivas são as tarefas. Quanto tempo os trabalhadores demoram para fazê-las? Pense nisso no tempo de um mês e de um ano.
Dessa forma, você consegue identificar que provavelmente está desperdiçando tempo e dinheiro em atividades repetitivas, que poderiam
Objetivos da automação na indústria
O objetivo principal da automação na indústria é criar mecanismos que sejam capazes de produzir o melhor produto com o menor custo. Alguns objetivos que devem ser buscados nos projetos de automação industrial são:
- Melhorar a produtividade de uma empresa aumentando o número de itens produzidos por hora de forma a reduzir os custos de produção e aumentar a qualidade.
- Melhorar as condições de trabalho das pessoas eliminando trabalhos perigosos e aumentado a segurança.
- Realizar operações que seriam impossíveis de controlar intelectualmente ou manualmente.
- Melhorar a disponibilidade de produtos de forma com que seja possível fornecer quantidades necessárias no momento certo.
- Simplificar a operação e manutenção de modo que o operador não precise ter grande expertise ao manusear o processo de produção.
Aumento da produtividade como ponto principal
É muito comum algumas pessoas pensarem que a produtividade está ligada à capacidade de cada colaborador, de modo individual.
Porém, os processos repetitivos e mal elaborados, podem afetar o rendimento e travar a produtividade da sua equipe.
As tarefas operacionais, ao serem automatizadas, permitem que os colaboradores realizem funções que demandam maior esforço ou atenção, impactando na produtividade como um todo.
Contudo, vale ressaltar que o processo de automação deve ser feito do modo correto para evitar retrabalhos e a necessidade de interferência humana.
Mas vale lembrar que, acima de tudo, uma produção automatizada significa uma produção com velocidade.
Equipamentos como empacotadoras e seladoras geram maior economia ao separar, com maior exatidão, a quantidade do produto a ser embalado.
Portanto, sua utilização com outros equipamentos como seladoras, datadores, envasadoras e paletizadoras, economizam também com a mão de obra, que é reduzida devido a utilização de máquinas automáticas.
Esperamos que tenham gostado do conteúdo. Para mais informações sobre automação e equipamentos, consulte-nos!