Já sabe o que precisa?
Faça uma busca pelo insumo ou equipamento:

Qual a diferença entre aluguel e comodato de equipamentos?

Nossa empresa agora trabalha com aluguel e comodato de equipamentos. Essa foi uma forma encontrada de atender à demanda de empresas que precisam adquirir ou renovar seu maquinário, mas que não estão em um momento financeiro propício para isso.  O aluguel e o comodato de máquinas aumentam as alternativas de automação e melhorias na produção, com a viabilização de projetos, redução de custos e aumento da produtividade. Como consequência, aumento da rentabilidade.  Apesar de ambas serem excelentes oportunidades, qual será a melhor opção para sua empresa? Qual a diferença entre aluguel e comodato?  Para explicar e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir, elaboramos este artigo. Leia e entenda.

Aluguel e comodato de equipamentos industriais: qual a diferença?

Aluguel

O aluguel, como já dissemos, tem como principal benefício um investimento inferior ao exigido pela compra.  Assim, o capital da empresa fica livre para que possa ser investido em outras coisas importantes — isso compromete menos o crédito e gera economia. Além desse, há outros benefícios:
  • elimina gastos com manutenção: como o locatário é o responsável pela manutenção, elimina essa despesa, já inclusa na locação; caso haja falha no equipamento, pode ser efetuada a troca;
  • manutenção sempre em dia: a locadora realiza manutenções periódicas, assim evita problemas de falhas ou quebra de máquinas que podem parar a produção e causar prejuízos; 
  • acompanhamento especializado: a montagem, manutenção e treinamento de equipes e feita por especialistas, dando assim, mais segurança à contratação de utilização dos equipamentos;
  • flexibilidade e conveniência: o equipamento pode ser alugado por um período determinado, em casos de produções pontuais e a empresa o entrega onde você determinar. 

Comodato

O comodato é um tipo de empréstimo gratuito de produtos não fungíveis, ou seja, que não pode ser trocado.  No regime de comodato, é indicada no contrato a data de devolução do que foi emprestado ou, pode ser estipulado tempo indeterminado.  É uma negociação legal? Sim, está prevista e descrita no Código Civil Brasileiro, nos artigos 579 a 585 da lei 10.406/2002. As vantagens do comodato:
  • não é preciso pagar nenhum tipo de aluguel para utilizar o equipamento;
  • o capital que seria investido em máquinas pode ser direcionado para outra finalidade; 
  • o comodatário (quem recebe o bem em comodato) não precisa se preocupar com a administração e controle do estoque de suprimentos, assim elimina o trabalho de fazer pesquisa e orçar a compra.

Aluguel e comodato de equipamentos com a  Pólitan

Quer saber mais sobre como locar ou pegar equipamentos industriais em comodato?  Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas. Analisaremos junto com você qual a opção mais viável para o seu negócio e certamente fecharemos uma ótima parceria! Qualquer dúvida use o espaço dos comentários. Nos vemos na próxima postagem!

Produtos Relacionados:

Cadastre-se e receba nossas notícias!

Siga-nos nas redes sociais!

Últimos artigos

Entre em contato conosco!

Fique tranquilo(a) que o nosso contato é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.
contato!