Já sabe o que precisa?
Faça uma busca pelo insumo ou equipamento:

Financiamento de máquinas e equipamentos: Como funciona?

Uma das soluções para que as empresas modernizem sua linha de produção e aumentem a produtividade é a aquisição de novos equipamentos, seja para reposição seja para novas funções. 

No entanto, nem sempre elas têm os recursos disponíveis de imediato para esse investimento. Por isso, o financiamento de máquinas e equipamentos industriais é uma das possibilidades.


Mas como obter acesso a esses financiamentos? Quais os existentes e quem está apto a solicitar?

Para responder a essas e outras perguntas, criamos este artigo. Acompanhe!


Tipos de financiamento de máquinas e como fazer

Os financiamentos de máquinas são facilidades que bancos e outros tipos de empresas oferecem para a aquisição de máquinas e demais equipamentos para o desenvolvimento do seu negócio. 

Importante enfatizar que a primeira coisa a ser feita antes de buscar um financiamento é um estudo de viabilidade, a fim de verificar quais resultados efetivos o equipamento trará para a empresa. Dessa forma, se evita adquirir um equipamento em um momento não propício ou em que não resultará em um resultado positivo. 


Há diversos tipos de financiamentos: 

Finame BNDES 

O financiamento concedido pelo BNDES, o Finame, tem várias linhas de crédito, veja nas quais a aquisição de equipamentos industriais pode se encaixar:

  • BK Aquisição e Comercialização: esta linha é para a aquisição e comercialização de máquinas, equipamentos e produtos de informática e automação, ônibus e caminhões. Financia até 100% e tem de 7 a 10 de prazo para pagamento, com um ou dois anos de carência;
  • Cartão BNDES: máquinas, equipamentos, insumos e serviços cadastrados no portal. Financia até 100% do valor e tem prazo para pagamento de 3 a 48 prestações. 


Os financiamentos são realizados por meio de bancos credenciados. O interessado deve procurar o banco de sua preferência com a proposta técnico-comercial do bem a ser financiado. O banco escolhido irá informar quais os demais documentos a serem apresentados e analisará o pedido. Se aprovada, a operação será encaminhada ao BNDES para homologação e liberação de recurso.

 

Leasing

O leasing é outra forma de conseguir adquirir uma máquina ou um equipamento. A operação se parece com o financiamento de máquinas, mas funciona como um contrato de locação. Nesse caso, o interessado utiliza o bem e pode, caso queira, comprar o item no término do prazo que foi estipulado em contrato. Esse prazo costuma ser estimado na vida útil do equipamento. A modalidade de leasing comumente utilizada é o leasing financeiro, no qual o empreendedor tem a real intenção de possuir o maquinário ou equipamento quando o contrato chega ao fim. 

Para isso, ele deve pagar o aluguel do bem em dia e quitar o valor que restar no final do contrato. Os empresários que apostam em leasing financeiro devem arcar com as despesas de manutenção, assistência técnica e qualquer outro gasto que o equipamento possa causar durante o tempo de vigência do contrato de aluguel. 

Contudo, um dos atrativos do leasing é o preço das mensalidades do aluguel, que costuma ser mais barato do que os do financiamento de máquinas tradicionais.


Se você tens dúvidas e precisa de orientações sobre aquisição e manutenção de máquinas e insumos industriais, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudar. 


Deixe seu comentário sobre o tema de hoje e compartilhe nosso artigo!    

Produtos Relacionados:

Cadastre-se e receba nossas notícias!

Siga-nos nas redes sociais!

Últimos artigos

Entre em contato conosco!

Fique tranquilo(a) que o nosso contato é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.
contato!