Já sabe o que precisa?
Faça uma busca pelo insumo ou equipamento:

Manutenção corretiva, preventiva e preditiva: qual a diferença?

O que manutenção corretiva e seus benefícios
Um dos maiores problemas que as indústrias enfrentam é, sem dúvida, quando as máquinas param por falta de manutenção e a produção estaciona. A manutenção corretiva resolve, mas até que seja feita, são perdidas horas de trabalho. No post anterior, inclusive, citamos esse como um dos três maiores desafios de um gestor industrial. Ora, se a automação existe para otimizar processos, acelerar os ciclos de produção e aumentar a produtividade, por que perder tempo e dinheiro quando elas apresentam problemas se isso pode ser resolvido com manutenção? Você encontrará essa resposta no decorrer deste artigo. Aqui abordamos os tipos de manutenção e quais benefícios (ou a falta deles) cada uma proporciona. Acompanhe!

Os tipos de manutenção: principais diferenças e benefícios

Existem basicamente três tipos de manutenção de máquinas e equipamentos: a corretiva, preditiva e preventiva. Entenda suas principais diferenças.

Manutenção corretiva

Quando fazer manutenção corretiva Acredite, essa é a manutenção que você não quer em sua empresa. No entanto, é bastante comum.  É a manutenção reativa, ou seja, de reação. É feita quando as máquinas param de funcionar, por falhas ou desgaste. Também chamada de manutenção de quebra, e essa definição já diz tudo, não é mesmo? Para que volte a funcionar, o equipamento precisa de intervenção, ou seja, de um técnico que o conserte para que volte a funcionar e a produção seja retomada.  A manutenção corretiva é intencional. Escolhe-se esse tipo quando há se acredita que os cursos da manutenção preventiva serão mais altos que os de parada e reparo.  Apesar de não se tratar de falta de interesse ou competência do gestor em não programar manutenções, é arriscado apostar nesse tipo, pois a qualquer momento essa estratégia pode custar caro.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva, como o nome diz, previne. Trata-se de um conjunto de inspeções realizadas regularmente, cujo objetivo é prevenir falhas no funcionamento das máquinas.  Seu principal benefício é se antecipar a prejuízos, como custos com consertos e, principalmente, perda de dinheiro por causa da produção parada.  Entre as ações de manutenção preventiva estão a calibração, lubrificação e limpeza das máquinas. A regularidade pode ser indicado pelo fabricante ou pelo histórico de funcionamento de cada equipamento. Isso é feito pela elaboração e acompanhamento de um cronograma com todos os dados dos equipamentos, seus componentes e prazos para a manutenção.

Manutenção preditiva

Tipos de manutenção e benefícios A manutenção preditiva está sempre um passo à frente da preventiva. Ela é baseada na avaliação de parâmetros que podem indicar se será preciso fazer ajustes ou troca de peças. Caso identifique isso, a manutenção é programada (aqui entra a preventiva).  A manutenção preditiva é feita com a ajuda ferramentas que indicam pressão, temperatura, vibração, tensão e corrente elétrica, dentre outros. A verificação dessas variáveis permite que sejam analisadas tendências tendências no funcionamento das máquinas e que se possa prever o aparecimento de defeitos.

Corretiva, preventiva ou preditiva: por qual optar?

Não há como indicar um tipo como o mais adequado, pois há muitas variáveis que devem ser analisadas.  A manutenção corretiva, por exemplo, pode ser adotada por empresas que estão começando e que ainda estão recuperando o investimento inicial no negócio. A seu favor elas têm o fato de as máquinas serem novas e, em um primeiro momento, não passíveis de apresentarem falhas ou problemas mais graves. Mesmo assim, é preciso analisar, pois a manutenção preventiva pode compensar, por que o cuidado com as máquinas lhes garante mais tempo de vida útil. A preventiva é, certamente, a indicação para empresas que terão prejuízo se a produção parar. Tenha em mente que basta um atraso para causar efeito dominó no restante da cadeia de suprimentos.  Já a preditiva é excelente, mas talvez não acessível por precisar de instrumentos mais sofisticados e técnicos exatamente para essa função.  Se sua empresa precisar de ajuda com manutenção de máquinas, a Pólitan tem o programa de manutenção que cabe certinho em seu orçamento. Consulte-nos!

Produtos Relacionados:

Cadastre-se e receba nossas notícias!

Siga-nos nas redes sociais!

Últimos artigos

Entre em contato conosco!

Fique tranquilo(a) que o nosso contato é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.
contato!